Fique Conectado

assista vídeo

Aumenta a taxa de sobrevida de prematuros atendidos na Santa Casa de Araçatuba

Causas do aumento de nascimentos de prematuros e a estrutura utilizada para elevar a recuperação desses bebês, serão discutidos em evento da data mundialmente comemorada em 17 de novembro

Anunciante

Diante de uma incidência altíssima de prematuridade extrema, a Santa Casa de Araçatuba, que é referência do SUS (Sistema Único de Saúde) em neonatologia de alto risco para 40 municípios da região, tem conseguido obter índices satisfatórios em relação à sobrevida dos prematuros. ASSISTA:

O neonatologista intensivista e pediátrico  Anderson Dutra, coordenador técnico do Serviço de Neonatologia da Santa Casa de Araçatuba, núcleo que compreende duas UTIs Neonatal, uma Unidade de Terapia Semi-Intensiva, e Pediatria, ressalta que a taxa de sobrevida dos prematuros atendidos no hospital é comparável aos melhores serviços do mundo.

“Hoje, 90% dos bebês que nascem acima de 28 semanas sobrevivem e estão tendo uma ótima recuperação, sendo que as taxas nacionais giram em torno de 90% acima de 30 semanas”, informa.

O coordenador do Serviço de Neonatalogia  explica que  tão importante quanto elevar as taxas de sobrevida  é conseguir melhorar a taxa de sobrevida sem sequelas  e com excelente qualidade de vida dos bebês pós-internação. “ A gente vê a cada dia um número maior de bebês que nasceram muito pequenos e com baixa idade gestacional  mas que estão atingindo as várias fases da infância com  desenvolvimento normal,  com bom rendimento na vida escolar, enfim, sem nenhuma sequela da prematuridade”

Foto: RegionalPress

Dutra credita os bons resultados a um conjunto de fatores: “apoio da gestão da Santa Casa, que sempre considerou essa área um desafio a ser enfrentado, principalmente pelos déficits orçamentários; e a equipe de profissionais que atua dentro das UTIs, composta de pessoas dedicadas e que valorizam o trabalho em grupo”.

A qualidade no atendimento que  nivelou  a taxa de sobrevida registrada na Santa Casa de Araçatuba no mesmo patamar dos índices nacionais, também inclui o respaldo de uma rede hospitalar que oferece serviços adjacentes como cirurgia pediátrica, neurologia, fisioterapia, diagnóstico clínico e por imagem, fonoaudiologia, entre outros.

Estas estatísticas ratificam a importância do Serviço de Neonatologia para outra alta complexidade da Santa Casa de Araçatuba: os partos de alto risco (quando mãe ou bebê correm riscos de morte), que só podem ser realizados com a garantia do leito de neonatal.

O Serviço de Neonatologia dispõe de 22 leitos  de  Terapia Intensiva Neonatal e 12 leitos de Terapia Semi-Intensiva Neonatal. Contudo, ainda há muito que avançar, na opinião de Dutra. Por conta da alta demanda, que ocupa 90% dos leitos das UTIs Neonatal diariamente, o coordenador afirma ser necessário criar uma rede de atenção envolvendo todos os municípios da região. “Poderíamos ter mais apoio de todos os segmentos envolvidos para que o atendimento regional fosse fomentado”, ressaltou.

Segundo o Dutra, a rede seria importante para atuar na conscientização da população em relação à gravidez na adolescência e ao pré-natal das gestantes, por exemplo. Essa atuação pode contribuir com o planejamento familiar e acompanhamento da gestação com, no mínimo, seis consultas com o ginecologista e obstetra.

Dia Mundial da Prematuridade

Por conta de tudo isso, o Serviço de Neonatologia da Santa Casa promove nesta quinta-feira, dia 16, um evento para comemorar o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado no dia 17. Com início às 9h, no Anfiteatro, o evento abordará pontos importantes a serem discutidos dentro do assunto. Haverá também um encontro de prematuros atendidos pelo hospital.

O Dia Mundial da Prematuridade foi criado para chamar atenção de um problema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. No Brasil, mais de 12% dos nascimentos acontecem antes da gestação completar 37 semanas. Isso significa que 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia.

Essa data também é conhecida como o Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade, criada em 2009, sendo seguida no Canadá, EUA, Austrália e Portugal. Hoje em dia já é celebrada em mais de 50 países, com o intuito de se pensar em estratégias para diminuir a taxa de prematuridade.

Oque você acha disso?

Araçatuba

Fundo Social faz lista de espera para curso da Padaria Artesanal

Devido à grande adesão e crescente procura ao curso da Padaria Artesanal, uma parceria do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e Conselho Deliberativo do FSS de Araçatuba com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), foi elaborada uma lista de espera para os que não puderam se inscrever.

A presidente do Conselho Deliberativo do FSS, Deomerce Damasceno, explica como a iniciativa vai funcionar. “Em apenas 14 dias, todas as 120 vagas disponibilizadas pelo Estado foram preenchidas, o que nos deixou muito felizes, pois estamos oferecendo capacitação profissional.

No entanto, recebíamos pessoas com a intenção de fazer o curso, mas as vagas já tinham se esgotado. Foi então que tivemos a iniciativa de realizar o curso da Padaria Artesanal com recursos próprios, com as mesmas receitas e apostilas oferecidas pelo Governo do Estado de São Paulo. Prevemos a realização do curso para o segundo semestre deste ano”, esclarece Deomerce.

As receitas do curso são: rosca de côco, pão de maçã, pão integral, pão de forma, pão de beterraba, pão de batata com queijo cremoso, pão de ervas, pão caseiro recheado com presunto e queijo, pão de mandioca com azeitona e pão de cenoura com goiabada. Também haverá workshop de pão de mel integral, pão de mel tradicional, sonho assado e bem-casado.

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, na sede do Fundo Social de Solidariedade, localizado na rua Coelho Neto, número 880. As vagas são limitadas. A idade mínima para participação é de 16 anos, sendo necessária a comprovação de matrícula no ensino regular de educação básica, observada a compatibilidade de horários.

Oque você acha disso?

Continue Lendo

região

Justiça cancela carnaval em Castilho por falta de segurança

Dois homens e uma adolescente, de 16 anos, foram feridos com golpes de faca durante o primeiro dia de carnaval na cidade.

(Divulgação)

A Justiça de Andradina (SP) determinou que a festa de carnaval em Castilho (SP) seja cancelada, depois de um pedido do Ministério do Público, que alegou que o local não possui segurança suficiente.

A decisão foi tomada neste sábado (10) e esse pedido do MP atendeu a um apelo da Polícia Militar, que registrou uma briga generalizada durante a madrugada na cidade. Dois homens e uma adolescente, de 16 anos, foram feridos com golpes de faca.

A prefeitura lamentou o ocorrido, mas disse que vai respeitar a decisão judicial. O evento em Castilho começou nesta sexta-feira (9) e iria até segunda-feira (12), na praça central da cidade.

De acordo com a PM, algumas pessoas teriam começado a discutir, transformando tudo em uma grande confusão. Ainda não se sabe o motivo da discussão. As três pessoas feridas, segundo a polícia, não participaram da briga, mas acabaram machucadas.

Elas foram levadas para o pronto-socorro da cidade, atendidas e liberadas. A polícia precisou usar bombas de efeito moral para dispersar as pessoas. Um homem, que seria o autor das facadas, chegou a ser detido, mas foi solto depois de prestar depoimento. Uma das facas usadas na briga foi apreendida.

Oque você acha disso?

Continue Lendo

andradina

Jovem de 19 anos morre ao colidir motocicleta em caminhonete

Matheus Leonel Araújo, de 19 anos, teria invadido pista contrária e batido com caminhonete.

(MANOEL MESSIAS)

O entregador de pizza, Matheus Leonel Araújo, O “Leonelzinho”, 19 anos, morador no bairro Jardim Europa, em Andradina, morreu no final da tarde de sexta-feira, 09, em um acidente gravíssimo ocorrido no KM 3 da vicinal Nemezião de Souza Pereira.

O acidente aconteceu por volta das 18h30, quando Matheus e mais três colegas foram cada um em uma moto para “empinar”, como já faziam regularmente, contou um dos colegas aos policiais militares que atenderam a ocorrência.

Os quatro seguiam na pista sentido Andradina-Timboré/Pedreira e, próximo do quilômetro 3, Matheus resolveu empinar e tentar ultrapassar os amigos, porém, perdeu o controle de pilotagem da Honda Titan, na cor preta, placa ESJ-4580 (Três Lagoas/MS), tocou a roda dianteira no asfalto e colidiu violentamente contra uma S10, na cor preta, dirigido pelo agricultor Valdeney Augusto Dias, 57, da Estância Águia, no bairro Formosa, em Guaraçaí, que seguia em sentido contrário e tinha como destino à sua cidade.

Depois do impacto frontal, a vítima e a moto caíram debaixo da caminhonete, sendo arrastados por aproximadamente 30 metros, tendo o rapaz sofrido múltiplas fraturas (os dois braços, duas pernas, e uma dilaceração do lado esquerdo da barriga), sofrendo morte ainda no local.

Matheus, que era entregador de pizzas junto com o pai na mesma empresa, morreu antes mesmo da chegada dos bombeiros.

O agricultor lamentou a tragédia e foi submetido ao teste do ‘bafômetro’ realizado pela PM, constatando que ele não havia ingerido bebida alcoólica.  Foi elaborado boletim de ocorrência de homicídio culposo (quando não há intenção de matar), na direção de veículo automotor”.

Oque você acha disso?

Continue Lendo

Facebook

Anunciante

MAIS LIDAS - 24 HRS