Fique Conectado

assista vídeo

Aumenta a taxa de sobrevida de prematuros atendidos na Santa Casa de Araçatuba

Causas do aumento de nascimentos de prematuros e a estrutura utilizada para elevar a recuperação desses bebês, serão discutidos em evento da data mundialmente comemorada em 17 de novembro

Publicado

em

Diante de uma incidência altíssima de prematuridade extrema, a Santa Casa de Araçatuba, que é referência do SUS (Sistema Único de Saúde) em neonatologia de alto risco para 40 municípios da região, tem conseguido obter índices satisfatórios em relação à sobrevida dos prematuros. ASSISTA:

O neonatologista intensivista e pediátrico  Anderson Dutra, coordenador técnico do Serviço de Neonatologia da Santa Casa de Araçatuba, núcleo que compreende duas UTIs Neonatal, uma Unidade de Terapia Semi-Intensiva, e Pediatria, ressalta que a taxa de sobrevida dos prematuros atendidos no hospital é comparável aos melhores serviços do mundo.

“Hoje, 90% dos bebês que nascem acima de 28 semanas sobrevivem e estão tendo uma ótima recuperação, sendo que as taxas nacionais giram em torno de 90% acima de 30 semanas”, informa.

O coordenador do Serviço de Neonatalogia  explica que  tão importante quanto elevar as taxas de sobrevida  é conseguir melhorar a taxa de sobrevida sem sequelas  e com excelente qualidade de vida dos bebês pós-internação. “ A gente vê a cada dia um número maior de bebês que nasceram muito pequenos e com baixa idade gestacional  mas que estão atingindo as várias fases da infância com  desenvolvimento normal,  com bom rendimento na vida escolar, enfim, sem nenhuma sequela da prematuridade”

Foto: RegionalPress

Dutra credita os bons resultados a um conjunto de fatores: “apoio da gestão da Santa Casa, que sempre considerou essa área um desafio a ser enfrentado, principalmente pelos déficits orçamentários; e a equipe de profissionais que atua dentro das UTIs, composta de pessoas dedicadas e que valorizam o trabalho em grupo”.

A qualidade no atendimento que  nivelou  a taxa de sobrevida registrada na Santa Casa de Araçatuba no mesmo patamar dos índices nacionais, também inclui o respaldo de uma rede hospitalar que oferece serviços adjacentes como cirurgia pediátrica, neurologia, fisioterapia, diagnóstico clínico e por imagem, fonoaudiologia, entre outros.

Estas estatísticas ratificam a importância do Serviço de Neonatologia para outra alta complexidade da Santa Casa de Araçatuba: os partos de alto risco (quando mãe ou bebê correm riscos de morte), que só podem ser realizados com a garantia do leito de neonatal.

O Serviço de Neonatologia dispõe de 22 leitos  de  Terapia Intensiva Neonatal e 12 leitos de Terapia Semi-Intensiva Neonatal. Contudo, ainda há muito que avançar, na opinião de Dutra. Por conta da alta demanda, que ocupa 90% dos leitos das UTIs Neonatal diariamente, o coordenador afirma ser necessário criar uma rede de atenção envolvendo todos os municípios da região. “Poderíamos ter mais apoio de todos os segmentos envolvidos para que o atendimento regional fosse fomentado”, ressaltou.

Segundo o Dutra, a rede seria importante para atuar na conscientização da população em relação à gravidez na adolescência e ao pré-natal das gestantes, por exemplo. Essa atuação pode contribuir com o planejamento familiar e acompanhamento da gestação com, no mínimo, seis consultas com o ginecologista e obstetra.

Dia Mundial da Prematuridade

Por conta de tudo isso, o Serviço de Neonatologia da Santa Casa promove nesta quinta-feira, dia 16, um evento para comemorar o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado no dia 17. Com início às 9h, no Anfiteatro, o evento abordará pontos importantes a serem discutidos dentro do assunto. Haverá também um encontro de prematuros atendidos pelo hospital.

O Dia Mundial da Prematuridade foi criado para chamar atenção de um problema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. No Brasil, mais de 12% dos nascimentos acontecem antes da gestação completar 37 semanas. Isso significa que 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia.

Essa data também é conhecida como o Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade, criada em 2009, sendo seguida no Canadá, EUA, Austrália e Portugal. Hoje em dia já é celebrada em mais de 50 países, com o intuito de se pensar em estratégias para diminuir a taxa de prematuridade.

Deixe sua opinião

Fonte:

Luto

Morre a mãe do vice-prefeito de Birigui, Carlito Vendrame

Publicado

em

Antônio Vendrame e Dona Yolanda (Foto: Álbum de Família)

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, decretou na manhã desta quinta-feira, dia 13 de dezembro, luto oficial no município (de três dias) pelo falecimento da senhora Yolanda Bortolaia Vendrame, mãe do vice-prefeito Antônio Carlos Vendrame, mais conhecido como Carlito Vendrame.

A administração informa que o luto não altera os horários de funcionamento e atendimento da Prefeitura Municipal, sendo uma homenagem da prefeitura aos enlutados. Também como homenagem, a bandeira de Birigui, que fica na Praça James Mellor (Paço Municipal), está foi hasteada a meio-mastro em função do luto.

Nascida em Birigui, Dona Yolanda, 84 anos, estava internada em Birigui e nesta quarta-feira foi transferida para Araçatuba, onde faleceu na manhã desta quinta-feira, dia 13.

Casada com o senhor Antônio Vendrame (em memória desde 2003), tiveram os filhos: Antônio Carlos (Carlito), Valcir, Valmir, Valdecir, Mirlei e Marildes.

Antônio Vendrame, Yolanda Bortolaia Vendrame, Carlito e Alphio Parpinelli foram os fundadores da Indústria de Bebidas Vendranelli, a fabricante do conhecido Guaraná Paulistinha, refrigerante tradicional do município.

“Meus sentimentos aos familiares da Dona Yolanda, em especial ao amigo Carlito, que divide comigo a função de administrar o município. Dona Yolanda é de uma família tradicional de Birigui, que muito contribuiu para o progresso da cidade. A história desta família é maravilhosa e é com pesar que assino esse decreto de luto oficial”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão

VELÓRIO 

O velório de Dona Yolanda será na capela Bom Pastor (rua Francisco Galindo de Castro, 947). O sepultamento será às 16h30, no Cemitério Consolação (rua Consolação, 865), Vila Bandeirantes.

Deixe sua opinião

Continue Lendo

ATENÇÃO

Municípios da região estão em situação de alerta para doenças do mosquito Aedes aegypti

Publicado

em

Aedes aegypti é o transmissor da febre amarela, dengue, zika e chikungunya no Brasil — Foto: Pixabay/Divulgação

Seis municípios da região noroeste paulista estão com índice de infestação do mosquito Aedes aegypti preocupantes, segundo relatório do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira (12).

Ao todo, 250 cidades do Estado de São Paulo estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Na região, as cidades são Adolfo, Araçatuba, Ipiguá, Nova Granada, Riolândia e Sales (SP), segundo o ministério.

Os dados são coletados no Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. Dos 250 municípios, 208 estão em alerta e 42 em risco de surto das doenças.

Outras 388 estão em situação satisfatória e outros cinco municípios utilizaram armadilha, metodologia utilizada quando a infestação do mosquito é muito baixa ou inexistente. Todas as formas de coleta de dados ocorreram no período de outubro e novembro deste ano.

O Ministério da Saúde recomenda aos municípios que realizem ao menos quatro vezes ao ano o LIRAa.

Deixe sua opinião

Continue Lendo

Utilidade Pública

Samu Araçatuba implanta novo sistema de informatizado de Atendimento

Publicado

em

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Araçatuba implantou um novo sistema de informatização de atendimento que é utilizado pelos profissionais durante o chamado médico.

O Novo sistema tem umas estrutura de gravação e arquivamento pós-atendimento de chamado. De acordo com a Enfermeira Responsável Técnica Tássia Paludetto Silveira, esse novo sistema deu melhores condições e agilidade aos trabalhos de informação de toda equipe. Cada viatura é equipada com um tablet com todas as informações.

Para a implantação do novo sistema, as equipes passaram por amplo treinamento pela Sys4web da cidade de Piracicaba.

Hoje a unidade do Samu Araçatuba conta com 14 Médicos, 13 Enfermeiros (as), 13 Técnicos de Enfermagem e 27 Motoristas.

Em média o Samu atende mensalmente cerca de 1.239 chamados. A enfermeira responsável técnica pede para que evitem trotes, pois uma vez que a viatura de atendimento médico sai para a falsa ocorrência, outras vidas podem estar sendo salvas pelos profissionais.

Atualmente, os serviços de Pronto Atendimento são gerenciados pela Organização Social de Saúde da Santa Casa de Birigui, através de contrato com a Prefeitura de Araçatuba.

Deixe sua opinião

Continue Lendo

serviço

Detran.SP: consulte pela internet multas e pontos na CNH

Publicado

em

Hoje em dia ficou fácil e rápido consultar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ver a pontuação, multas de trânsito, defesas administrativas , autos de infração de trânsito, notificações de autuações e emissão de documentos para pagamentos. Basta acessar o site do Detran.SP para fazer tudo isso sem sair de casa.

Antes de pesquisar é preciso criar login e senha com o CPF ou CNPJ. Na consulta de multas é necessário colocar a placa ou o código do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), que consta no documento do veículo, e um número de verificação.

Importante salientar que o serviço permite verificar multas de veículos registrados apenas no Estado de São Paulo, provenientes de infrações identificadas pelo Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo, DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Polícia Rodoviária Federal, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e também pelas prefeituras conveniadas.

A consulta de multas do Detran.SP é grátis e pode ser feita pelo computador, tablet ou smartphone, mas somente pelo proprietário do automóvel.

Além do serviço pela Internet, os motoristas também podem ir pessoalmente ao Detran.SP, apresentar a CNH ou RG junto com o CPF e solicitar o serviço. Para obter mais informações, acesse o site do Detran.SP.

Deixe sua opinião

Continue Lendo

MAIS LIDAS - 24 HRS