Fique Conectado

Educação

Mais de 1,5 milhão de pessoas vão fazer exame que certifica conclusão de estudos

Exame está marcado para ocorrer no dia 19 deste mês; é direcionado aos alunos que não concluíram os estudos na idade adequada

As provas objetivas terão 30 questões de múltipla escolha cada, tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio.
Anunciante

No próximo domingo (19), mais de 1,5 milhão de estudantes vão participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que é direcionado aos alunos que não concluíram os estudos na idade adequada. A prova será feita por 301,5 mil candidatos que desejam a certificação para o ensino fundamental e 1,2 milhão para o ensino médio. O exame será aplicado em 564 municípios distribuídos em todos os estados.

O acesso ao cartão de informação já foi liberado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na semana passada. O documento informa o número de inscrição; a data, hora e local das provas; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos ou especializados, caso tenham sido solicitados.

A partir deste ano, a certificação de conclusão do ensino médio voltou a ser realizado pelo Encceja, em parceria com estados e municípios. Até o ano passado, os estudantes com mais de 18 anos usavam o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para receber o diploma do ensino médio.

Ontem (12), o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou que os alunos que fizerem a prova do Encceja deste ano e obtiverem nota mínima terão gratuidade garantida na inscrição do Enem no ano que vem.

Provas

O Encceja será realizado em dois turnos. Pela manhã, os portões abrem às 8h e fecham às 8h45 e as provas serão realizadas das 9h às 13h. No turno vespertino, a abertura dos portões será às 14h30, com fechamento às 15h15 e prova das 15h30 às 20h30. Os estudantes devem ficar atentos, já que o horário a ser seguido é o oficial de Brasília.

As provas objetivas terão 30 questões de múltipla escolha cada, tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio. Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento. Os candidatos também deverão fazer uma redação em que é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.

Oque você acha disso?

Agência Brasil
Anunciante

Ajuda

Fundo Social de Solidariedade doa lençóis à Santa Casa de Araçatuba

Membros da diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba receberam, nesta quarta-feira (25), a doação de cem lençóis pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Araçatuba.

As peças foram confeccionadas por alunos do curso de Escola da Moda do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e doadas ao FSS de Araçatuba.

A presidente do Conselho Deliberativo do FSS, Deomerce Damasceno, relatou que o Fundo reconhece as necessidades da Santa Casa e já planeja outras ações para colaborar mais com o hospital.

Representando a diretoria da Santa Casa, o provedor Carlos Joaquim Rodrigues e o diretor clínico Sérgio Smolentzov agradeceram as doações. “Para nós representa um gesto de amor e amizade. Temos muito a agradecer a vocês em nome dos que mais precisam”. Smolentzov foi além e disse que, com o ato, a Santa Casa se sente ‘enxergada’.

Os itens serão utilizados pelo Pronto Socorro da Santa Casa. De acordo com Fernanda Contardi, enfermeira da gestão de assistência, no pronto socorro há 38 acomodações, sendo 20 leitos. “Desses 20 temos uma rotatividade de 8 a 9 pacientes por dia em cada leito, ou seja, a necessidade é real”.

Também participaram do ato a presidente do FSS, Assunta Curti, e a ouvidora da Secretaria Municipal de Assistência Social, Suzely Denis de Oliveira.

Oque você acha disso?

Continue Lendo

oportunidade

Procurando emprego? Com sete cargos, PAT de Birigui oferece 21 vagas

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Birigui, órgão vinculado à administração municipal por meio da Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), está com 21 vagas para o preenchimento de sete cargos.

Os encaminhamentos para as vagas são realizados de acordo com os perfis e níveis de escolaridade exigidos. Os interessados devem comparecer no PAT, localizada na Travessa Princesa Isabel, 72, Centro, munidos com a carteira de trabalho, RG e CPF.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. Informações: (18) 3642-3778.

Confira, abaixo, a lista divulgada nesta terça-feira, 24/4:

Motorista UBER – 15 vagas: Habilitação B; veículos próprio acima de 2008, 4 portas e ar-condicionado; curso de transporte de passageiros ou EAR

Laminador – 1 vaga: experiência em corte de laminas de espumas

Tapeceiro – 1 vaga: com experiência

Polidor de Metais – 1 vaga: experiência em cromagem, sexo masculino

Gerente de loja – 1 vaga: experiência em treinamento de equipe, funções de gerência, volume de vendas e financeiro. Ensino Médio completo e habilitação.

Cronometrista – 1 vaga: com experiência/desejável Ensino Superior.

Vendedora externa – 1 vaga: sexo feminino, experiência com vendas, ter moto (venda de cursos).

Oque você acha disso?

Continue Lendo

FESTIVAL

Nova edição do Plis Rock será neste sábado em Penápolis

Banda RockPira, de Birigui, é uma das presenças confirmadas no evento deste sábado

Os amantes do rock de Penápolis e região estão convidados a prestigiar, no próximo dia 28 (sábado), mais uma edição de um dos mais tradicionais eventos do gênero. O Festival Plis Rock acontecerá na Praça 09 de Julho a partir das 15h. O evento é aberto, com entrada franca.

Segundo o organizador Leandro Ortiz Galante, a iniciativa recebe o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Penápolis, e reunirá neste sábado oito bandas de rock, se revezando no palco da praça.

“Somos fãs de rock, e nosso objetivo é garantir o entretenimento da comunidade que também gosta deste gênero musical, além de proporcionar um espaço para as bandas divulgarem seus trabalhos”, explicou Leandro.
“Agradecemos o incentivo e a parceria da Secretaria Municipal de Cultura, que está nos ajudando a realizar o Plis Rock”, disse.

Conforme explicou o secretário de Cultura de Penápolis, Luiz Colevatti, a secretaria tem como uma de suas frentes de atuação o fomento às mais diversas formas de expressão artística.

“Estamos oferecendo oportunidade às bandas de mostrarem seus talentos. Ao mesmo tempo conseguimos agradar aos variados gostos da população, já que uma grande parcela é adepta do rock. É uma parceria que vem de muito tempo e que tem dado certo. Parabéns aos organizadores do Plis Rock”, comentou Colevatti.

Os organizadores têm grande expectativa de público, atraindo muitos admiradores da cidade e também da região. Cada banda vai se apresentar por uma hora, garantindo muitas horas de som, variando entre todas as vertentes do rock.

O evento não terá custos para o poder público, contando com a ajuda de patrocinadores. Os agradecimentos vão para os parceiros Thamires Galante Salão de Beleza, T’Odoro Luthieria e Elétrica Galante.

Confira as bandas participantes: Clave The Beer – Penápolis; Outline – Penápolis; Black River Metal – Rio Preto; Emelie – Penápolis; Jack Rock – Marília; Na lata sem dó – São Paulo; Burn Out – Birigui; RockPira – Birigui.

Oque você acha disso?

Continue Lendo

Facebook

Anunciante

MAIS LIDAS - 24 HRS