Fique Conectado

Educação

Mais de 1,5 milhão de pessoas vão fazer exame que certifica conclusão de estudos

Exame está marcado para ocorrer no dia 19 deste mês; é direcionado aos alunos que não concluíram os estudos na idade adequada

Publicado

em

As provas objetivas terão 30 questões de múltipla escolha cada, tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio.

No próximo domingo (19), mais de 1,5 milhão de estudantes vão participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que é direcionado aos alunos que não concluíram os estudos na idade adequada. A prova será feita por 301,5 mil candidatos que desejam a certificação para o ensino fundamental e 1,2 milhão para o ensino médio. O exame será aplicado em 564 municípios distribuídos em todos os estados.

O acesso ao cartão de informação já foi liberado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na semana passada. O documento informa o número de inscrição; a data, hora e local das provas; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos ou especializados, caso tenham sido solicitados.

A partir deste ano, a certificação de conclusão do ensino médio voltou a ser realizado pelo Encceja, em parceria com estados e municípios. Até o ano passado, os estudantes com mais de 18 anos usavam o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para receber o diploma do ensino médio.

Ontem (12), o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou que os alunos que fizerem a prova do Encceja deste ano e obtiverem nota mínima terão gratuidade garantida na inscrição do Enem no ano que vem.

Provas

O Encceja será realizado em dois turnos. Pela manhã, os portões abrem às 8h e fecham às 8h45 e as provas serão realizadas das 9h às 13h. No turno vespertino, a abertura dos portões será às 14h30, com fechamento às 15h15 e prova das 15h30 às 20h30. Os estudantes devem ficar atentos, já que o horário a ser seguido é o oficial de Brasília.

As provas objetivas terão 30 questões de múltipla escolha cada, tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio. Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento. Os candidatos também deverão fazer uma redação em que é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.

Deixe sua opinião

Agência Brasil

birigui

Prefeitura e Acib iniciam o curso “Vendas para vagas temporárias”

Publicado

em

A Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui) e o Núcleo de Gestão Estratégica da Prefeitura Municipal iniciaram nesta segunda-feira, dia 12 de novembro, o curso “Vendas para vagas temporárias”.

O objetivo é formar profissionais de alto nível para trabalhar no comércio. O curso está sendo oferecido gratuitamente para sessenta pessoas inscritas.

A solenidade de abertura do curso ocorreu no salão de eventos da Acib, reunindo o prefeito Cristiano Salmeirão, o presidente da Acib, Danilo Vendrame, o presidente do Sincomércio, Mauricio Pazian, a gestora da Acib, Josi Mendes, o representante das Casas Bahia, Wilson Guirao, e o assessor executivo da Secretaria Municipal de Gabinete, Carlos Farias, gestor do Núcleo de Gestão Estratégica da Prefeitura de Birigui.

O curso está sendo ministrado pelo professor Joel Lopes, que conta com anos de experiência em vendas, atendimento e recrutamento de candidatos. “Vamos formar profissionais para as vagas temporárias de fim de ano. O comércio necessita de profissionais para o período natalino”, comentou Joel.

“Com a aproximação do final do ano, o comércio de Birigui abre oficialmente a etapa de contratações para empregos temporários durante o horário estendido do comércio. Além dos períodos da manhã e tarde, é grande o fluxo de consumidores no comércio durante o período noturno”, comentou Carlos Farias, assessor executivo da Prefeitura de Birigui.

“A não permanência no cargo muitas vezes ocorre por falta de experiência e por não ter passado por nenhum treinamento ou preparação para as funções contratadas. A Acib e a prefeitura estão oferecendo essa qualificação gratuitamente”, disse a gestora Josi Mendes, da Acib.

O curso terá a duração de aproximadamente 35 horas, com aulas teóricas e práticas, incluindo estágio nas lojas e estabelecimentos parceiros do projeto. As aulas ocorrem nos dias 12, 13 e 14 de novembro.

O representante das Casas Bahia, Wilson Guirao, fez uma mini palestra sobre o processo de contratação da rede, que conta com mais de 50 mil funcionários nas mil lojas espalhadas pelo Brasil.

Para o prefeito, a parceria é um sucesso. “Quando unimos força, quem ganha é o município. A Prefeitura de Birigui está de portas abertas para parcerias em projetos, ações, cursos e demais atividades que visam o bem comum, que visam atender os cidadãos. Parabéns aos envolvidos neste curso. Boa sorte aos participantes”, comentou Cristiano Salmeirão.

BIRIGUI

O comércio de Birigui emprega atualmente 8 mil pessoas. A cidade conta com 3 mil empresas comerciais. O município conta, ainda, com 1.500 indústrias, além de 3 mil prestadores de serviços.

“A Acib quer auxiliar os empresários para realizara a contratação e qualificar os candidatos, oferecendo suporte e orientação quando inseridos no ambiente de trabalho. O apoio da Prefeitura de Birigui e demais parceiros é de suma importância para o sucesso do curso e demais ações em prol de Birigui”, explicou a gestora Josi Mendes.

Deixe sua opinião

Continue Lendo

região

Time do Emprego está com inscrições abertas em Alto Alegre

Publicado

em

O município de Alto Alegre, na região de Araçatuba, iniciará uma turma com 20 participantes, através do programa Time do Emprego, gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). As inscrições ocorrem até 14 de novembro.

Para realizar a inscrição, é necessário que os interessados compareçam no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), das 8 às 16 horas, tendo em mãos Carteira de Trabalho, RG, CPF e, caso possuam, número do PIS.

Os encontros acontecerão no Salão Paroquial da Igreja Católica (Sala de Catequese), localizado na avenida Dr. Acir Alves Leite, 260, Centro, com data prevista de início para o dia 26, às 19 horas.

A ação orienta o cidadão na busca de um trabalho compatível com seus interesses, habilidades e qualificações profissionais. O diferencial é a ajuda mútua existente entre os participantes, a troca de experiência e a procura conjunta por uma oportunidade.

Durante os encontros os profissionais responsáveis pela abordagem dos conteúdos apresentam técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículos, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos.

Deixe sua opinião

Continue Lendo

Urgente

Incêndio destrói casa na madrugada desta segunda-feira (12), em Araçatuba; vídeo 

Publicado

em

Bombeiros e a Polícia Militar foram mobilizados para atendimento da ocorrência (Imagens: Leitor por WhatsApp)

Um incêndio, de origem ainda desconhecida, danificou, consideravelmente, uma casa na madrugada desta segunda-feira (12), em Araçatuba. O incidente ocorreu no bairro Vila Alba.

De acordo com as primeiras informações, não há registro de vítimas. O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. O local foi isolado pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar.

Os bombeiros fariam o rescaldo no local do incêndio ainda na madrugada. O imóvel, que fica na rua Ângelo Capelo, será periciado pelo IC (Instituto de Criminalística).

O caso, a ser registrado na madrugada de hoje, será apurado por meio de inquérito da Polícia Civil.

Deixe sua opinião

Continue Lendo

Urgente

Homem morre afogado em lagoa do bairro Concórdia, em Araçatuba; veja fotos

Publicado

em

Momento em que o corpo era retirado da lagoa (Foto: Sílvio Romeiro/ Regional Press)

Um homem, identificado como Dionísio Maciel Sena Júnior, 50 anos, morreu afogado na noite deste domingo (11), em uma lagoa que fica no bairro Concórdia 3, em Araçatuba.

O corpo foi resgatado por mergulhadores do Corpo de Bombeiros por volta das 20h. O irmão dele, José Maciel Sena, foi socorrido pelo Samu e está internado no Pronto Socorro Municipal, sob cuidados médicos.

Segundo as primeiras informações, Dionísio estaria pescando no local com o irmão, quando os dois resolveram entrar na água. A polícia apura se ambos haviam ingerido bebida alcoólica.

Dionísio afundou e o irmão ainda teria tentado socorrê-lo, sem sucesso. Outras pessoas que estavam na margem da lagoa acionaram o Samu, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

A ocorrência está em andamento. O corpo de Dionísio será levado para o IML (Instituto Médico Legal) para o exame necroscópico.

A liberação para o velório deve ocorrer na madrugada desta segunda-feira (12). A lagoa onde ocorreu o afogamento fica em uma área verde a poucos metros da avenida Abrão Buchala, uma das principais do bairro Concórdia.

Peritos do IC analisaram o corpo após o afogamento (Foto: Sílvio Romeiro/ Regional Press)

Frequentemente o local é visitado por pescadores, principalmente em dia de calor.

Veja mais fotos (Por Sílvio Romeiro/ Araçatuba Acontece para o Regional Press)

 

Deixe sua opinião

Continue Lendo

MAIS LIDAS - 24 HRS

error: Conteúdo protegido. LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998