Fique Conectado

Educação

Mais de 1,5 milhão de pessoas vão fazer exame que certifica conclusão de estudos

Exame está marcado para ocorrer no dia 19 deste mês; é direcionado aos alunos que não concluíram os estudos na idade adequada

Publicado

em

As provas objetivas terão 30 questões de múltipla escolha cada, tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio.
Anunciante

No próximo domingo (19), mais de 1,5 milhão de estudantes vão participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que é direcionado aos alunos que não concluíram os estudos na idade adequada. A prova será feita por 301,5 mil candidatos que desejam a certificação para o ensino fundamental e 1,2 milhão para o ensino médio. O exame será aplicado em 564 municípios distribuídos em todos os estados.

O acesso ao cartão de informação já foi liberado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na semana passada. O documento informa o número de inscrição; a data, hora e local das provas; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos ou especializados, caso tenham sido solicitados.

A partir deste ano, a certificação de conclusão do ensino médio voltou a ser realizado pelo Encceja, em parceria com estados e municípios. Até o ano passado, os estudantes com mais de 18 anos usavam o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para receber o diploma do ensino médio.

Ontem (12), o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou que os alunos que fizerem a prova do Encceja deste ano e obtiverem nota mínima terão gratuidade garantida na inscrição do Enem no ano que vem.

Provas

O Encceja será realizado em dois turnos. Pela manhã, os portões abrem às 8h e fecham às 8h45 e as provas serão realizadas das 9h às 13h. No turno vespertino, a abertura dos portões será às 14h30, com fechamento às 15h15 e prova das 15h30 às 20h30. Os estudantes devem ficar atentos, já que o horário a ser seguido é o oficial de Brasília.

As provas objetivas terão 30 questões de múltipla escolha cada, tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio. Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento. Os candidatos também deverão fazer uma redação em que é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.

Oque você acha disso?

Agência Brasil
Anunciante

Educação

Período de matrícula para Pré-Escola será de 21 a 24 de novembro

O horário de atendimento para a matrícula é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Publicado

em

Para efetuar a matrícula são necessárias cópias da Certidão de Nascimento, comprovante de endereço recente, cartão do SUS, carteirinha de vacinação atualizada e cartão do benefício Bolsa Família (caso for beneficiário).

A Secretaria Municipal de Educação de Penápolis informa que o período de matrículas para a Educação Infantil (Pré-Escola) será realizado na próxima semana, entre os dias 21 a 24 de novembro. Portanto, os pais ou responsáveis legais que queiram matricular as crianças na Pré-Escola, devem procurar o posto de matrícula (confira a seguir) correspondente à Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) onde a criança deseja ingressar. O horário de atendimento para a matrícula é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Para efetuar a matrícula são necessárias cópias da Certidão de Nascimento, comprovante de endereço recente, cartão do SUS, carteirinha de vacinação atualizada e cartão do benefício Bolsa Família (caso for beneficiário).

Etapa 1

As vagas das Emeis destinam-se aos alunos com idade de 4 anos que irão cursar a 1ª Etapa (Jardim).

As crianças devem ser nascidas de abril a dezembro de 2013, ou nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2014.

Etapa 2

As vagas também devem ser preenchidas pelos alunos com 5 anos de idade, destinados à 2ª Etapa, nascidos de abril a dezembro de 2012, ou nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2013.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação nos seguintes telefones: (18) 3654.2524/3654.2529/3654.2532.

Confira a seguir os postos de matrículas:

EMEI: Alphaville

POSTO DE MATRÍCULA: Emef Marcos Trench

EMEI: Cidade Jardim

POSTO DE MATRÍCULA: Emef Harume Kubota da Silva

EMEI: Jardim Pevi, Aparecida e Planalto

POSTO DE MATRÍCULA: Emef Elza Nadai Silvino

EMEI: Pingo D´Água

POSTO DE MATRÍCULA: Emef Marilena Cipriano Pereira

EMEI: Sílvia Covas

POSTO DE MATRÍCULA: Emef Darcy Ap. Buranello Marin

EMEI: Orentino Martins, Vila Fátima e zona rural

POSTO DE MATRÍCULA: Secretaria Municipal de Educação (piso superior do Paço Municipal – avenida Marginal Maria Chica 1400, Centro)

Oque você acha disso?

Continue Lendo

Última oportunidade

Contribuintes em dívida têm 100% de desconto em juros e multas

Para aderir ao PPI, o contribuinte deve procurar o Serviço de Renda, localizado no Paço Municipal, até o dia 22 de dezembro

Publicado

em

O Serviço de Rendas da Prefeitura, localizado no Paço Municipal, avenida Maria Chica, 1400 – Centro.

A Prefeitura de Penápolis oferece aos contribuintes em débito uma última oportunidade para regularizar sua situação tributária. O PPI (Programa de Pagamento Incentivado) oferece descontos de 100% de juros e multas para pagamento à vista e em parcela única.

Podem aproveitar esta oportunidade, os contribuintes que possuem débitos vencidos até 31 de dezembro de 2016, referentes ao IPTU (Importo Predial e Territorial Urbano), ISSQN (Imposto sobre serviço de qualquer natureza), taxas municipais e infrações como falta de limpeza terrenos, capinação, construção de calçadas, entre outras.

Para aderir ao PPI, o contribuinte deve procurar o Serviço de Renda, localizado no Paço Municipal, até o dia 22 de dezembro. Após este prazo, os contribuintes que não regularizarem a sua situação junto a Prefeitura terão seus débitos encaminhados para protesto extrajudicial.

O Serviço de Rendas da Prefeitura, localizado no Paço Municipal, avenida Maria Chica, 1400 – Centro. Mais informações ou esclarecimentos pelos telefones (18) 3654.2506 ou 3654.2507. O horário de atendimento ao público é das 08h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Oque você acha disso?

Continue Lendo

Educação

Inscrições para o Vestibular 2018 das Fatecs vão até o dia 7 de dezembro

Para concorrer a uma das vagas o candidato deve ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente

Publicado

em

Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 64,80.

As inscrições para o Vestibular das Fatecs terminam no dia 7 de dezembro. São oferecidas 14.130 vagas, distribuídas entre os 73 cursos gratuitos de graduação tecnológica, incluindo dois cursos inéditos: o de Gestão de Energia e Eficiência Energética, oferecido na Fatec Campinas; e o de Manufatura Avançada, na Fatec São José dos Campos. Em Araçatuba, os cursos oferecidos são: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Empresarial e Biocombustíveis.

Quem tiver interesse em participar do processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo para o primeiro semestre do ano que vem terá até 7 de dezembro para se inscrever para o exame, que será realizado no dia 14 de janeiro de 2018.

Para concorrer a uma das vagas o candidato deve ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

De 7 de novembro a 7 de dezembro, as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.vestibularfatec.com.br.  No último dia o prazo termina às 15 horas.

Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 64,80 (em dinheiro), em qualquer agência bancária.

Além da primeira opção de curso, no ato da inscrição é possível escolher a segunda opção da seguinte maneira: o mesmo curso de primeira opção em outro período na mesma Fatec; ou o mesmo curso de primeira opção em qualquer período de outra Fatec; ou ainda qualquer curso com o mesmo conjunto de disciplinas prioritárias (a relação dos cursos estará na internet, no momento em que o candidato for definir a segunda opção), em qualquer Fatec e período.

O candidato com deficiência e que precise de condições especiais para fazer a prova deve mencionar sua necessidade na ficha de inscrição eletrônica. Será necessária a apresentação de laudo médico, emitido por especialista, até as 15 horas do dia 7 de dezembro.

Quem pediu isenção e redução da taxa de inscrição poderá conferir o resultado da solicitação no dia 28 de novembro, no site do Vestibular antes de fazer sua inscrição.

O Manual do Candidato, que apresenta todas as datas, normas e orientações para o processo seletivo, estará disponível no site para download gratuito.

Inclusão Social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição. O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se é egresso do ensino público.

A comprovação de que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública (federal, estadual ou municipal) será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar ou da declaração escolar, contendo o detalhamento das séries cursadas e o nome da escola.

É indispensável que o candidato verifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.

Oque você acha disso?

Continue Lendo

Facebook

Anunciante Sou Mais Familia

MAIS LIDAS DO DIA