Oi, o que você está procurando?

Regeneração da fauna e flora da Chapada dos Veadeiros vai levar 10 anos

Estimativas são do Ibama e do ICMBio

Após o maior incêndio da história do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, órgãos de proteção ambiental estimam que vai demorar mais de um ano para o verde voltar a dominar a unidade de preservação.

Profissionais do Ibama e do ICMBio afirmam que a vegetação rasteira precisará de até 18 meses para se recuperar e serão necessários nada menos do que 10 anos para a regeneração completa da fauna e flora.

O fogo começou no dia 17 de outubro e só foi totalmente controlado neste sábado (28). Mais de 200 voluntários e 200 profissionais colaboraram no combate às chamas, além da chuva que começou a cair na região na sexta-feira (27).

As polícias e o Ministério Público Federal estão investigando a causa da tragédia. Paralelamente, órgãos de proteção ambiental estudam medidas de prevenção de novos incêndios, como capacitação de brigadistas, aquisição de equipamentos e conscientização dos moradores, como cita o “Correio Braziliense”.

O fogo queimou 64 mil hectares, que equivalem a 26% da área total da unidade de conservação, que ocupa 240 mil hectares. Somando os outros quatro incêndios desde 10 de outubro, foram queimados cerca de 75 mil hectares. No ano todo, as chamas queimaram 82 mil hectares.

A reserva, que recebe cerca de 60 mil visitantes por ano, não tem previsão de reabertura ao público. Na última quarta-feira (25), o Vale da Lua, um dos principais pontos turísticos da região, foi o mais atingido. O fogo atingiu uma pousada vizinha e queimou um bangalô.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!