Oi, o que você está procurando?

Por que a Catalunha quer se separar da Espanha?

Razões históricas, econômicas e culturais têm grande peso no movimento de independência

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, anunciou nesta sexta-feira a dissolução do Parlamento da Catalunha e a convocação de novas eleições para dezembro. A decisão foi tomada após a ativação do artigo 155 da Constituição, que dá ao governo central poderes extraordinários para preservar a unidade do país e intervir na autonomia regional.

O presidente catalão, Carles Puigdemont, seu vice, Oriol Junqueras, e outros membros da administração regional foram depostos. O diretor da polícia local, a Mossos d’Esquadra, também foi retirado de seu cargo.

Mais cedo, o Parlamento catalão havia votado e aprovado o início do processo de independência da região. A proposta autorizada pela maioria dos deputados da casa deveria dar início à redação de uma constituição própria, porém deve perder validade após a intervenção espanhola.

Mas por que os catalães querem a independência? Os impulsos separatistas existem há séculos, mas cresceram de forma contundente a partir do ano de 2010, até conquistarem aproximadamente metade da população regional.

Assim como em outros movimentos separatistas, os catalães querem ter o poder de tomar as próprias decisões, sem interferências. Segundo uma pesquisa do Centre d’Estudis d’Opinió (CEO), 26% da população usa o argumento da autonomia como principal razão para a independência. A crença de que estarão melhores sozinhos do que com a Espanha é apoiada por 23% da população, enquanto 19% desejam um novo modelo de gestão política.

O convívio cada vez mais agressivo entre o governo regional e a administração central também é visto como um motivo para o desmembramento. As relações estão desgastadas e, para muitos, os vínculos são insustentáveis. Além disso, razões históricas, econômicas e culturais também têm grande peso no movimento.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!