Oi, o que você está procurando?

Nariz entupido? Veja as possíveis causas

Está com o nariz completamente entupido e não sabe bem porquê? Conheça 11 possíveis justificativas

Ter o nariz entupido é sempre ruim. Além de o olfato ficar comprometido, a sensação de mal estar e as dores de cabeça são também recorrentes neste tipo de situações. Mas você sabepor que fica com o nariz entupido? Como explica o site da revista Health, existem 10 motivos muito comuns e muitas vezes banalizados, comprometendo, assim, o diagnóstico do problema.

Um deles é a alergia, que pode causar ainda irritação cutânea, olhos inchados, coceira e espirros. As gripes e resfriados são também causa comum para o congestionamento nasal, e quando não tratados devidamente podem levar a uma segunda infecção (que cresce com o acúmulo de mucosa).

Para a médica Lisa Liberatore, uma das melhores formas de prevenir e tratar o congestionamento nasal é através da hidratação, contudo, “ficar longe do álcool e dormir bem” também ajudam a reforçar o sistema imunológico.

A sinusite também pode dar origem ao nariz entupido, uma vez que tanto bactérias quanto vírus e os alergênicos podem impulsionar esta patologia e levar ao entupimento das cavidades. A sinusite – seja pontual ou crônica – anda muitas vezes de ‘mãos dadas’ com dores de cabeça intensas; os sprays nasais uma boa alternativa para atenuar os sintomas.

Mas a sinusite tanto pode ser causa direta como indireta do nariz entupido. Tal como explica a Health, esta patologia pode levar a uma inflamação dos pólipos nasai

s, inchando-os e bloqueando a passagem de ar.

De acordo com os especialistas consultados pela publicação, o desvio do septo nasal é outra causa comum do entupimento nasal, podendo afetar um ou ambos os lados do nariz. O tratamento, nestes casos, passa quase sempre pela intervenção cirúrgica. Também passível de cirurgia está o estreitamento das passagens nasais.

Menos óbvio é o impacto da gravidez no nariz entupido, mas esta fase da vida feminina pode dar origem a uma condição chamada de rinite da gravidez e que é causada pela maior fluidez de sangue na região do nariz.

A sensibilidade a determinadas fragrâncias e o estresse são outras possíveis causas para o nariz estar mais vezes entupido do que o esperado. Segundo a publicação, adenóides ampliadas é a décima causa comum para o congestionamento nasal, especialmente durante a infância.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!