Os shows da dupla Fiduma & Jeca e da cantora Marília Mendonça abrem, nesta sexta-feira, a 58ª Exposição Agropecuária de Araçatuba, no recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado. Este ano duas novidades marcam a feira, uma delas é que a pista de shows será totalmente coberta, e a outra é a grade de shows, que terá duas atrações por noite em dois palcos diferentes.
Faça um tour virtual pela área de shows da Expo
Neste ano, o público vai encontrar a Expô de cara nova e com mais shows por um mesmo ingresso. Poderá, por exemplo, começar a noite com o funk melody de Anitta e terminá-la com o sertanejo universitário de Jorge & Matheus. Abrir a noitada com a música sofrência das irmãs Maiara e Maraisa e fechá-la com Wesley Safadão, o forronejo mais alegre e simpático do momento. Ou ainda iniciar a balada com a irreverência dos sertanejos Fiduma & Jeca e entrar a madrugada com a rainha da sofrência Marília Mendonça.
As “dobradinhas” começaram timidamente em 2015, cresceram em 2016 e voltam com força total na grade de shows da Expô 2017. Com exceção apenas da terça-feira (11/7), o público terá, todas as noites, dois shows com os nomes que estão no topo da mídia eletrônica e nas plataformas digitais. A mistura de gêneros, com predominância para o sertanejo, destaca-se na programação assinada pela Marcos Mioto Promoções Artísticas.
Nomes como o da funkeira Anitta, da sertaneja Marília Mendonça, a música tecno do DJ Alok, e o som universitário puro-sangue dos sertanejos Pedro Paulo & Alex vão estrear no palco da Expô Araçatuba.
Se de um lado a Expô 2017 vai ser ousada nas novidades, por outro continuará fiel à tradição de trazer de volta os queridinhos do público da feira, como Luan Santana, Jorge & Mateus, Gusttavo Lima, Wesley Safadão, Maiara & Maraisa, Gustavo Mioto, NX Zero, Mateus & Kauan, Thiaguinho, e Henrique & Juliano.
Os shows duplos com nomes tão fortes nos gêneros sertanejo universitário, sofrência sertaneja, rock alternativo e pagode são um bom exemplo do fim de um ciclo em que o movimento da feira terminava ao final do show da noite. O sucesso das “dobradinhas” de edições anteriores levou a Rural Eventos a detectar uma lacuna entre o fim do show e a vontade do público de ainda permanecer no recinto.
Por isso, a empresa vai oferecer neste ano 4 horas diárias de shows da melhor qualidade. Ao mesmo tempo, esse plus valorizará o investimento do público, que com um único ingresso poderá assistir a dois grandes shows.
O primeiro lote de ingressos para a pista será colocado à venda nos próximos dias, a R$ 40,00 meia e R$ 80,00 inteira, com pagamento em dinheiro e cartões de débito e crédito. Neste ano, a Rural Eventos vai oferecer a opção de compra parcelada em até 4 vezes, mesmo que de um único ingresso. Nesse caso, haverá pequena taxa de acréscimo.
“O custo-benefício neste ano é visível. E essa é a nossa meta, oferecer mais qualidade na quantidade que o público deseja”, afirma Amauri Roland Vieira, diretor da Rural Eventos. Ele destaca que, a exemplo de anos anteriores, a empresa sacou os nomes mais fortes da lista cada vez mais restrita dos melhores da música. “Se antes tínhamos a opção de escolher dentre 40, 50 nomes, hoje o universo artístico que está na mídia é de 30, 25 nomes, e todos muito fortes. Não é fácil escolher dentre tantos artistas bons e queridos pelo público”, explica Vieira.
A agenda concorridíssima desses artistas foi outro fator que exigiu várias estratégias para a Rural Eventos viabilizar a grade de shows 2017. “Incluindo os shows gospel, segmento que cresceu muito, as agendas dos artistas estão cada vez mais apertadas, dificultando as contratações”, explica Vieira.
Porém, essas dificuldades de data ajudaram a Rural Eventos a inovar. Em vez de ritmos iguais e “casados” na mesma noite, o público terá um mix interessante a cada noitada: funk e sertanejo, pagode e sertanejo, sertanejo sofrência e forronejo, sertanejo romântico e música eletrônica, rock alternativo e sertanejo.
Ao final dos shows, a balada continua com as festas no camarote. A Expô 2017 repete a oferta dupla de camarotes: o tradicional do evento, que neste ano terá nova decoração, praça de alimentação com mais opções e banheiros climatizados; e o festejadíssimo Camarote Brahma, sucesso no ano passado.
Dois palcos e arena coberta
Os shows duplos todas as noites não são o único exemplo de que a Expô Araçatuba subiu vários degraus do patamar que a consolidou também na condição de uma grande festa popular para todas as idades. Neste ano, a área dos shows recebeu forte investimento que deixará a Expô mais bonita e confortável.
Em vez de um palco, agora serão dois. Estruturados para as grandes produções que os artistas trazem em seus shows, os palcos serão montados em sistema paralelo nos extremos da arena. Com isso, a organização vai solucionar uma das queixas do público em relação aos shows duplos: a demora entre as apresentações. Até o ano passado, essa espera chegava a 1 hora e meia, tempo necessário para a troca de cenário e passagem de som entre uma apresentação e outra. Agora, esse tempo será de no máximo 25 minutos.
Pela nova logística da área de shows, bastará o público virar em sentido contrário para assistir ao segundo show da noite. Somente o público da Área Vip vai precisar se deslocar de um palco para outro. Porém, terá vantagens, pois com o preço de uma pulseira assistirá aos dois shows em área privativa.
Os 5 mil metros quadrados da arena de shows serão cobertos por material especialmente desenvolvido para eventos ao ar livre. Além de um design bonito, a cobertura vai proteger o público que assiste aos shows na pista, do frio e da chuva, caso ocorram. “Dentre os eventos realizados a céu aberto, a cobertura que faremos na pista dos shows é uma novidade exclusiva da Expô Araçatuba”, informa Vieira.
Para aprimorar a logística dos recintos do setor de entretenimento da feira, a Rural Eventos está investindo 50% a mais em relação aos anos anteriores. Nesse novo ciclo, incluem-se também mudanças nos banheiros móveis. Em vez dos tradicionais banheiros químicos, o público encontrará containers com compartimentos sanitários mais confortáveis, com água nas torneiras e nas descargas.
Leia também:
http://rp10.com.br/2017/07/07/fiduma-jeca-e-marilia-mendonca-abrem-58a-expo-agropecuaria-de-aracatuba/