A Polícia federal cumpre 25 mandados de busca e apreensão, oito conduções coercitivas, sete mandatos de prisão preventiva e seis de prisão temporária na manhã desta terça-feira (11), na operação Valentina. A operação visa desarticular um grupo que retirava dinheiro de clientes bancários por meio de fraudes no internet banking em celulares e computadores.
Um dos investigados é de São Paulo e o restante do Ceará. A fraude R$ 7,5 milhões vítimas em todo o Brasil. Causando prejuízos a principalmente a bancos privados, mas a ação é de competência da Justiça Federal por envolver também crimes contra a Caixa Econômica Federal.
O grupo criminoso obtinha senhas em computadores e celulares, cadastrava novos números de celulares ao serviço, recebia nova senha para acessar a conta da vítima e efetuava a transferência de valores, utilizando o internet banking. Em um só dia, segundo a polícia, eles chegavam a fraudar 45 contas bancárias.
Após a fraude o grupo passava a usufruir os recursos com viagens, carros e festas. Em geral os investigados são jovens, mas a Polícia Federal mantém os nomes em sigilo. Os investigados teriam praticado crimes de furto, lavagem de dinheiro e formação organização criminosa.