Oi, o que você está procurando?

Secretaria de Políticas Sobre Drogas realiza palestras preventivas

Os tabacos usados no narguilé, que têm diversas essências, apresentam quatro vezes mais nicotina, 11 vezes mais monóxido de carbono e 100 vezes mais alcatrão do que o cigarro comum

Na manhã dessa quinta-feira (30), o secretário de Políticas Sobre Drogas do Governo de Andradina, Sérgio Faustino Teixeira, realizou uma palestra para os 50 atiradores no Tiro de Guerra de Andradina.

A convite do chefe de instrução do TG 02-007, o subtenente Leonardo Minakawa, Faustino apresentou uma palestra sobre prevenção a drogas lícitas e ilícitas, tabagismo, com foco especial ao consumo do narguilé.

“O uso do narguilé tem causado diversos males a saúde, muitas vezes sem saber que uma simples rodada, corresponde a 100 cigarros de uma só vez, e a prevenção ainda é a melhor saída”, disse o secretário que alertou também, quanto ao crime que é fornecer ou compartilhar o narguilé com menores de 18 anos, conforme o artigo 33 da Lei de Tóxicos (Lei 11343/06).

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os tabacos usados no narguilé, que têm diversas essências, apresentam quatro vezes mais nicotina, 11 vezes mais monóxido de carbono e 100 vezes mais alcatrão do que o cigarro comum. Além do risco de transmissão doenças contagiosas como herpes labial e até mais graves, como a tuberculose e hepatite C.

“Em minhas palestras explico tudo com exemplos reais, pela minha experiência como policial, onde vi de perto toda essa realidade do mundo das drogas e o sofrimento que destrói famílias inteiras. O maior conselho que posso deixar para todos é: não experimente”, alertou.

Ainda de acordo com Faustino, apesar dos avanços nas terapias e a abertura na discussão sobre o tema, a recuperação mundialmente falando, ainda é muito pouca, chega a 20 % ou menos.

Para maiores informações a Secretaria de Políticas Sobre Drogas do Governo de Andradina fica na Avenida Bandeirantes, n° 665, e está a disposição de toda a população.

A Secretaria tem como missão, articular ações de prevenção ao uso indevido de drogas e reinserção social de dependentes, bem como estabelecer parcerias com os órgãos públicos responsáveis pela repressão ao tráfico de drogas.

Agindo com ações para a implantação e garantia de programas integrados e continuados para projetos direcionados à prevenção, especialmente em escolas, entidades comunitárias e assistenciais, dentro da esfera municipal.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!