Oi, o que você está procurando?

Governo reduz previsão de crescimento do PIB a 0,5% em 2017

Projeção para inflação deste foi ano foi revisada para alta de 4,3% no IPCA

O Ministério da Fazenda reduziu sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) a 0,5%, metade da estimativa anterior (1%). Para 2018, a pasta projetou expansão da atividade em 2,5%.

A projeção para inflação ficou abaixo do centro da meta, com alta de 4,3% do IPCA neste ano – a previsão anterior era de crescimento de 4,7%. Para 2018, a estimativa para inflação é de 4,5%.

A última revisão dos números havia sido feita pelo governo no fim de novembro, mas sem menção a 2018. Os novos dados para 2017, contudo, não foram atualizados para a Lei Orçamentária Anual (LOA), que ainda conta com estimativa crescimento da atividade de 1,6% neste ano.

Agora, a expectativa para o PIB neste ano passou a ficar em linha com a alta do PIB de 0,48% prevista pelo mercado, segundo pesquisa Focus mais recente, realizada pelo Banco Central junto a diversos economistas.

A expressiva diferença de mais de 1 ponto percentual entre o número que serviu de embasamento para a LOA e a projeção para o PIB divulgada nesta quarta-feira pela Fazenda dá pistas do impacto que deverá ser sentido na arrecadação.

A inflação mais baixa também deverá dar uma contribuição negativa neste sentido. A meta central para o avanço de preços na economia em 2017 é de um IPCA em 4,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Os números corroboram a necessidade de contingenciamento no orçamento deste ano para que seja possível o cumprimento da meta de déficit primário de 139 bilhões de reais para o governo central. Esse anúncio deverá ser feito pelo governo nesta quarta-feira.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!