“Para a escolha são levadas em conta tudo o que envolve o projeto que vão desde o menor impacto ambiental possível”
O assessor especial de Assuntos Estratégicos e ex-prefeito, Jamil Ono, liderou a equipe do Governo de Andradina em reunião com a empresa Urbaniza Engenharia Consultiva, na manhã de quinta-feira (16), em São Paulo, onde ficou consolidado no Projeto Executivo o traçado do contorno ferroviário que retirar a linha férrea da área urbana da cidade.
A equipe estava formada também pelo secretário de Obras e Infraestrutura, Ernaldo Costa Calvoso, e pelo secretário de Meio Ambiente, Claudio Gotardo, que vêm acompanhando cada passo do projeto que será apresentado ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O secretário de Turismo, Juliano Silva, também acompanhou a reunião.
Durante o encontro com o diretor-proprietário da empresa Urbaniza, Lourenço Silva Linhares, e a equipe formada pelos engenheiros, Luciana Ferraro Adjemian, Maria Inês de Medeiros, Massamitsu Kido, e o técnico, Milton Rocha Valões, a equipe do Governo de Andradina analisou diversas opções de traçado e chegou à conclusão do melhor caminho do contorno pelo lado sul da cidade.
Para a escolha são levadas em conta tudo o que envolve o projeto que vão desde o menor impacto ambiental possível, desde relevo e os custos gerados pelas obras de arte necessárias, como pontes, viadutos, galerias além ainda das áreas de desapropriações.
“Viemos consolidar o projeto executivo do traçado do contorno ferroviário, observando obras importantes como pontes, viadutos, aterros e túneis, que representam estruturas necessárias para a construção da nova linha férrea, e assim buscamos atender a todas as especificações que uma obra deste porte necessita”, disse o ex-prefeito, Jamil, que iniciou o projeto para a retirada dos trilhos em seu mandato, conseguindo a aprovação do EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental), junto ao Dnit.
“Nosso trabalho é meticulosamente planejado, pensando no antes, durante e no depois de uma obra como o contorno ferroviário de Andradina, a cada etapa, acompanhada de perto pelo Governo Municipal, elencamos todos os pontos que nos fez chegar a melhor opção quando falamos de meio ambiente, segurança e logística, além é claro dos custos”, disse a gerente de engenharia da Urbaniza, Luciana.
“Nosso próximo passo deverá ser uma reunião com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), provavelmente com a participação das empresas, Rumo Logística e a Urbaniza para finalizar os critérios técnicos e garantir a execução do projeto”, finalizou o secretário de Obras, Ernaldo.