Oi, o que você está procurando?

Qual a função do “buraco” no fundo da garrafa de vinho?

Nem todo mundo repara, mas apreciadores de vinhos certamente já notaram que a garrafa da bebida possui uma particularidade curiosa: seu fundo possuiu uma cavidade que, alías, é diferente das garrafas de qualquer outro tipo de bebida.

Mas, afinal, para que serve essa cavidade?

Uma das principais teorias sobre a concavidade do fundo da garrafa de vinho está relacionada a uma prevenção contra quebra do recipiente. Antigamente, as garrafas não eram tão resistentes como as de hoje e a pressão interna gerada pelo gás carbônico (que é resultante da fermentação da bebida) poderia fazer com que elas estourassem durante ou mesmo depois da colocação da rolha.

FeistyTortilla / CC BY-NC 2.0 / Modificado do original

FeistyTortilla / CC BY-NC 2.0 / Modificado do original

A cavidade do fundo da garrafa, portanto, ajudaria a distribuir melhor a pressão interna, deixando o recipiente mais resistente.

O detalhe ainda teria como finalidade facilitar o manuseio da garrafa na hora de servir o vinho, permitindo o encaixe do polegar que, além disso, evitaria que a bebida entrasse em contato com o calor das mãos.

Foto: PortoBay Events / CC BY-NC-ND 2.0

Foto: PortoBay Events / CC BY-NC-ND 2.0

Mas outras razões pela concavidade também são supostamente apontadas como verdadeiras, sem que nenhuma conclusão seja, até hoje, considerada a mais provável e exata de todas.

Outras hipóteses:

  • Outro fator está relacionado à temperatura. A teoria diz que o espaço no vasilhame, em uma bacia de gelo, garantiria resfriamento mais rápido.
  • A cavidade no fundo da garrafa de vinho também poderia ter sido criada para facilitar seu armazenamento em lotes, uma vez que ela encaixaria bem no gargalo de outro recipiente, permitindo seu empilhamento.
  • Existe até mesmo uma teoria que indica que o detalhe da garrafa serviria como uma espécie de “jogada de marketing”. Como seu fundo diferenciado deixa o vasilhame mais pesado, isso faria com que a bebida pudesse ser comercializada com preços mais altos, já que as pessoas tendem a relacionar produtos grandes e robustos a algo de maior qualidade.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!