Oi, o que você está procurando?

Sonda Curiosity encontra estranho meteorito metálico em Marte

A sonda Curiosity teve uma pequena surpresa em sua jornada ao Monte Sharp, em Marte, onde ela procura por evidências de vida. O robozinho encontrou um estranho meteorito metálico com cerca de 4 centímetros.

As primeiras análises sugerem que o objeto seja formado por ferro-níquel e que ele tenha vindo direto do cinturão de asteroides, que fica próximo ao planeta vermelho. A visita de corpos do cinturão ao solo marciano não é incomum já que a gravidade de Júpiter sempre dá uma forcinha para expulsar os objetos de sua órbita. Mas a “Rocha Ovo” (como foi apelidada por conta de seu formato) é especial.

(FOTO: NASA/JPL-CALTECH/LANL/ASU)

(FOTO: NASA/JPL-CALTECH/LANL/ASU)

Baseado em sua aparência diferente, os pesquisadores da NASA acham provável que o meteorito tenha derretido ao entrar na atmosfera de Marte antes de endurecer — isso explicaria o formato polido e as estranhas ranhuras que o compõe.

Encontrar meteoritos em Marte é sempre uma festa para os cientistas, afinal, é uma chance de estudar corpos que não passariam pela atmosfera da Terra e que não teríamos contato de outra forma. Além disso, os objetos podem revelar muito sobre partes ainda misteriosas do Sistema Solar e sobre o próprio planeta vermelho.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!