Oi, o que você está procurando?

Menina de 13 anos pode ter descoberto como gerar energia limpa com R$15

Uma menina de 13 anos pode ter descoberto como tornar energia limpa, como a energia solar e eólica, viáveis financeiramente. Maanasa Mendu, moradora de Ohio, nos EUA, ganhou o prêmio principal no Discovery Education 3M Young Scientist Challenge por seu trabalho na criação de um projeto de “folhas solares” econômicas. Além de g anhar o título de “Melhor Jovem Cientista dos EUA”, ela recebeu 25.000 dólares por sua realização.

As folhas, projetadas para ajudar áreas em desenvolvimento que precisam de fontes de energia mais baratas, custam cerca de 5 dólares, algo próximo de R$15, para serem feitas.

Nos últimos três meses, Mendu e nove outros finalistas trabalharam em seus projetos ao lado de uma mentora fornecida pela 3M. Mendu se inspirou a criar uma maneira mais barata de produzir energia limpa após visitar a Índia, onde viu muitos povoados sem acesso à água limpa e à eletricidade. Originalmente, sua intenção era aproveitar apenas a energia eólica.

Porém, ao longo do caminho, Mendu, com a ajuda de sua mentora da 3M, Margaux Mitera, mudou para um tipo diferente de coleta de energia. Inspirando-se em como as plantas funcionam, ela decidiu se concentrar em criar suas “folhas solares”, que aproveitam a energia vibracional.

As “folhas” podem captar energia de precipitações, do vento e até mesmo do sol, usando uma célula solar e material piezoelétrico (a parte da folha que capta as vibrações). Estes são então transformados em energia utilizável. Agora que a competição terminou, Mendu disse que quer desenvolver o protótipo e realizar mais testes, para que um dia ela possa torná-lo disponível comercialmente.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!