Oi, o que você está procurando?

4.ª Caminha Passos que Salvam acontece no domingo em Araçatuba

A Prefeitura de Araçatuba, por meio das Secretarias Municipais de Participação Cidadã e Esporte, Lazer e Recreação, realizará em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos no próximo domingo, 27, a 4ª Caminhada Passos que Salvam. A saída será às 9h da avenida Café Filho.

A atividade, que acontece no Brasil todo, tem como objetivo alertar sobre os sintomas e diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes, para aumentar a chance de cura, que atualmente é de 57% no país, de acordo com a coordenadora da campanha em Araçatuba, Andrea Brandino. “Às vezes, o câncer infantojuvenil se manifesta de formas aparentemente comuns como eventuais dores ou manchinhas nas pernas, por exemplo, o que dificulta a descoberta dessa doença em crianças”.

A ação deste ano consistirá em um caminhada de 4 km e corrida de 7 km marcada para começar às 9 horas, na avenida Café Filho. Os interessados podem colaborar comprando um kit que contém um boné, camiseta e squeeze, mas qualquer pessoa pode participar, não sendo obrigatória a aquisição do kit.

O prefeito Cido Sério reforça a importância do evento tanto para a cidade quanto para o país. “Pensamos que o câncer é apenas uma doença que se manifesta em idosos. Mas quando atinge jovens o final nem sempre é positivo, visto que o diagnóstico tardio contribui para a redução das chances de cura. A campanha é uma forma de chamar a atenção e prevenção para esses casos”, avalia Cido.

CAMPANHA

O trabalho de conscientização começou a ser realizado nos Estados Unidos, aonde o índice de cura do câncer em crianças e adolescentes já chega a 90%. Devido à parceria feita com os hospitais norte-americanos, as cidades que aderem ao programa têm o direito de enviar equipe de profissionais de saúde para participar de treinamento em Barretos. E passam a ter um canal direto com os profissionais do Hospital de Câncer de Barretos, os quais estão em contato direto com profissionais norte-americanos. As doenças mais frequentes na infância são: Leucemia; Tumores do Sistema Nervoso Central; Linfoma Não Hodgkin; Neuroblastoma; Tumor de Wilms; Sarcomas de Partes Moles; Tumores Ósseos; Retinoblastoma e Doença de Hodgkin.

A venda dos kits acontecerá até sábado (26) em academias e no domingo (27) a entrega acontecerá no local do evento.

PONTOS DE VENDAS:

  • Academia Corpo Total
  • Academia Coopex
  • Academia Quality
  • Academia Corpore
  • Academia Corpo e Movimento
  • Academia Potencial
  • Academia O2
  • Academia Life Birigui
  • Loja Translado – Rua Afonso Pena, 773 – Centro

 

PRIMEIROS SINTOMAS DO CÂNCER INFANTIL

Existem diferentes sinais indicativos de que uma criança sofre de algum câncer. Portanto, atenção a esses sintomas.

– dores de cabeça pela manhã e vômito
– caroços no pescoço, nas axilas e na virilha; ínguas que não resolvem
– dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças
– manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas
– aumento de tamanho da barriga
– brilho branco, em um ou nos dois olhos, quando a criança aparece em fotografias com flash

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!