Oi, o que você está procurando?

Produtores de Birigui recebem curso de processamento artesanal de carnes

processamento_artesanal_carne_birigui

No meio rural, o processamento artesanal de alimentos para uso doméstico faz parte do cotidiano das pessoas, valorizando a cultura e hábitos alimentares, além de aproveitar o excedente da produção. Mas, para a comercialização desses alimentos é preciso atender à legislação vigente, como é o caso das agroindústrias, que apresentam exigências sanitárias para este fim.

Para orientar os produtores rurais de Birigui sobre todos os cuidados necessários para lidar com a produção de alimentos, o Senar promoveu, com o apoio do Siran, o curso “Processamento artesanal de carnes de aves”. O curso aconteceu de 21 a 23 de setembro.

“Um dos objetivos foi mostrar aos produtores como sair da rotina no preparo de aves. Ensinamos produtos diferenciados, tais como, frango defumado, recheado, desossado, presuntos, linguiças calabresas, toscanas e mistas, também hambúrguer, alheira, marinados de tulipas e sobrecoxa da asa”, contou o instrutor de processamento de alimentos do Senar João Francisco Gomes.

Para o produtor José Edvaldo Vendrame, o curso trouxe a oportunidade de expandir os negócios. “Foi excelente. Como tenho criação de aves, vim para aprender e agregar valor à criação de frangos. Vi que o aproveitamento é de 100%. Agora começarei a vender os mesmos tipos de produtos que aprendi a fazer no curso”, contou o participante.

Cuidados                                                    

O preparo do local onde se pretende realizar os trabalhos de manipulação de alimentos é extremamente importante. Deve ser um local coberto, fechado, ventilado, de preferência, com telas nas janelas, portas e ralos, para evitar a entrada de insetos e outros animais. As paredes e pisos devem ser de superfície lisa e lavável e o piso com declive para facilitar a limpeza do local. Também deve possuir mesa com superfície lisa e lavável.

E atenção! se a mesa a ser utilizada for de madeira, deve ser revestida com plástico transparente higienizado e sanitizado para evitar contaminação dos alimentos.

O local escolhido deve conter as condições mínimas de instalações, equipamentos e utensílios para garantir a qualidade do produto final.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!