Oi, o que você está procurando?

Árvores não são indivíduos; elas formam redes de trocas e cuidam umas das outras

O especialista em florestas alemão Peter Wohlleben se uniu à ecologista canadense Suzanne Simard para gravar um documentário chamado “Árvores inteligentes”, que explora a conexão entre as árvores de uma floresta.

A parceria entre os dois surgiu quando Simard, pesquisadora da Universidade de British Columbia, publicou um trabalho explicando o funcionamento das redes de comunicação e troca de substâncias entre árvores.

A relação de troca de ajuda e proteção entre árvores e fungos em uma floresta também é conhecida como “internet natural”. As árvores mais velhas enviam nutrientes para as mais jovens, e um indivíduo alerta o outro quando está sendo atacado por insetos, para que elas possam resistir ao ataque.

“Árvores são muito mais do que filas de madeira aguardando serem transformadas em móveis, construções ou lenha. Elas são mais do que organismos que produzem oxigênio ou limpam o ar para nós. Elas são seres individuais que têm sentimentos, que conhecem amizade e têm uma linguagem comum e cuidam umas das outras”, diz Wohlleben.

Veja o trailer do documentário Árvores Inteligentes:

Confira o primeiro episódio da série Árvores Inteligentes:

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!