Lucas Almeida, de 12 anos, é a mais nova promessa de Araçatuba na disputa por uma vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo, na categoria faixa preta cadete.Embora muito jovem, o garoto tem se destacado dentro da modalidade nos últimos anos.
Representando o Estado natal Paraná, o atleta é tricampeão estadual e Campeão Brasileiro. No ano passado, a façanha do lutador mirim foi além. No ultimo final de semana de agosto, o atleta se consagrou bicampeão da Copa Paraná de Taekwondo, evento realizado na cidade de Londrina, ganhando assim a vaga para disputa da Copa do Brasil que será realizada em Brasília (DF) em novembro deste ano.
Segundo o professor Diego Ike da Academia Over Fight, a possibilidade dele conquistar esta vaga é muito grande.
“Afinal ele como aluno tem um bom condicionamento físico e domina bem a técnica e o que estamos fazendo é apenas prepara-lo”, ressalta o professor.
“Em Araçatuba é difícil ser atleta, não há apoio do poder publico até mesmo muitas empresas que poderiam patrocinar o atleta viram as costas”, observa o professor.
Embora esteja classificado para lutar em Brasília, Luquinha, como é conhecido, recebeu o convite para participar, em outubro, do Brasil Open de Taekwondo, o maior campeonato aberto da modalidade da América do Sul, com presença de atletas de todo Brasil e países como Argentina, Paraguai, Bolívia, Uruguai, Chile dentre outros.
Mas o grande combate de Lucas não são os rounds ou os chutes fortes no colete do Taekwondo, mas sim a dificuldade financeira que quase todo atleta enfrenta, desde material esportivo até despesas de viagens.
Mas nada que possa impedir o garoto de seguir o sonho de representar Araçatuba e o Brasil no Campeonato Mundial de Taekwondo na Coréia do Sul.