Oi, o que você está procurando?

Lobo-guará é capturado pelos bombeiros em bairro de Araçatuba

Um lobo-guará foi capturado pelo Corpo de Bombeiros, nesta quinta-feira (21), em Araçatuba. Ele foi visto andando pelos bairros Santana e Aviação. Os bombeiros conseguiram encontrar o animal no interior do DER (Departamento de Estrada de Rodagens), onde foi realizada a captura com equipamentos apropriados.

Ainda não se sabe a procedência do animal, que aparentava estar perdido e estressado. O animal seria encaminhado para os cuidados da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp de Araçatuba.

CARACTERÍSTICAS E HÁBITOS

De acordo com especialistas, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), é o maior canídeo sul-americano sua população está ameaçada pela redução e fragmentação de seu habitat devido à expansão agropecuária e urbana.

Ao contrário de outros lobos, que vivem em grupos cooperativos, os lobos-guarás são animais solitários, formando casais na época da reprodução.

Com relação as características físicas, é dito que não há dimorfismo sexual em aparência e nem em tamanho; a altura nos ombros pode variar entre 75 e 90 centímetro; o comprimento da cabeça e corpo varia entre 100 e 125 centímetros; o comprimento da cauda varia entre 30 e 45 centímetros; e o peso de um animal adulto fica próximo de 30 quilos, enquanto que os filhotes possuem peso aproximado de 350 gramas ao nascer.

É importante lembrar que esse tipo de animal não pode ser alocado em cativeiros. Isso porque um casal de lobos guará precisa de uma área que vai de 30 a 110 km² para sobreviver.

Caso ele não possa percorrer uma área grande como essa para andar, correr e caçar, os músculos atrofiam, já que a espécie possui longas pernas. Além disso, há estudos que indicam que muitos animais morreram por depressão por não poderem se mover.

Assista o vídeo da captura:

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
27