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Utilidade Pública

Saiba como evitar problemas ao fazer compras de Natal

Muitas vezes, a correria e a tentação de gastar o 13º salário neste período podem trazer transtornos e prejuízos ao consumidor

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Dezembro é sinônimo de ofertas, lojas cheias e muita correria atrás dos melhores presentes para o Natal. Muitas vezes, a pressa e a tentação de gastar o 13º salário neste período pode trazer transtornos e prejuízos ao consumidor.

Para evitar isso, a Fundação Procon-SP dá alguma dicas sobre os direitos. É importante fugir das compras de última hora, pesquisar preços e não comprar por impulso.

Para a assistente administrativa Janaina Iara da Silva, moradora da cidade de Mauá, pesquisar é um trabalho difícil, mas que dá resultado. “Estou pesquisando o presente da minha filha desde o mês passado. Já achei com vários valores diferentes e acredito que se pesquisar mais vou ter uma economia ainda maior,” explica.

O que as lojas podem fazer

Durante as vendas, as lojas podem ou não aceitar cheques e cartões. Porém, a partir do momento em que ambos são aceitos, o lojista não pode fazer restrições quanto a aceitar cheques de contas recentes.

Também não pode impor limite mínimo para pagamento com cartão. No entanto, as lojas não são obrigadas a receber cheques de terceiros, de outras praças ou cheques administrativos, porém devem informar esta condição previamente.

É importante ficar atento à política de troca dos estabelecimentos. Lojas físicas não são obrigadas a efetuar trocas por causa do tamanho do produto ou porque o presenteado não gostou. Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (internet ou telefone, por exemplo), o consumidor pode exercer o direto de arrependimento, independente do motivo. O prazo para isso é de sete dias, contados a partir da data da compra ou do recebimento do produto.

Evite comprar produtos de procedência duvidosa. O local da compra é um fator determinante. Lojas estabelecidas no comércio garantem mais segurança e fornecem nota fiscal, uma garantia que o cidadão tem para exercer seus direitos em caso de problemas com a mercadoria.

“Às vezes você acha um produto bem mais barato, quando vai comprar descobre que não tem nota fiscal e nem sabe direito onde a loja fica exatamente. Eu sempre tomo cuidado. O barato pode sair caro, posso ser prejudicado e não receber meu produto e aí vou ter que gastar comprando outro”, afirma Hudson Marques, de 24 anos, morador da capital.

Problemas com o produto 

O Código de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre vícios aparentes ou de fácil constatação, no caso de produtos não duráveis, e de 90 dias para itens duráveis, contados a partir da constatação do problema.

O portal da Fundação Procon-SP, instituição vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado, oferece o download completo da Lei n° 8.078, de 11 de setembro de 1990. Além da legislação que completou 28 anos recentemente, o material engloba outras leis e decretos voltados ao setor.

O Código de Defesa do Consumidor estabeleceu os direitos do cidadão e os deveres dos fornecedores de produtos e serviços no Brasil, bem como definiu padrões de conduta, prazos e penalidades em casos de desrespeito ao texto aprovado.

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Fonte: Portal SP
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REDE SOCIAL

Facebook confirma que senhas de usuários podiam ser lidas por funcionários

A empresa diz que descobriu o problema em janeiro e que ele foi solucionado. A rede social diz que não há necessidade de troca de senhas.

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O Facebook confirmou nesta quinta-feira (21) uma denúncia de que a empresa salvava senhas em arquivos de texto que podiam ser lidas por funcionários. A rede social disse que uma investigação em andamento, até agora, não revelou nenhum sinal de que algum funcionário tenha abusado do acesso a esses dados.

Em nota, o Facebook disse ter percebido o problema em janeiro deste ano e que, na ocasião, tomou as medidas necessárias para resolver a questão.

A empresa também afirmou que não é necessário efetuar a troca de senhas, mas que vai notificar milhões de usuários sobre a falha. Os principais afetados foram usuários do serviço Facebook Lite, aplicativo da rede social para aparelhos antigos e conexões lentas. “Serão notificados centenas de milhões de usuários do Facebook Lite, dezenas de milhões de outros usuários do Facebook e dezenas de milhares de usuários do Instagram”, disse a empresa em nota.

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ASSISTA

Quadro “Desafio? Eu Topo!” leva Alex Guru ao Circo Mundo Mágico em Araçatuba

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O quadro “Desafio? Eu Topo!” levou o radialista e humorista Alex Guru ao Circo Mundo Mágico. Ele achou que o desafio era gravar uma matéria sobre os bastidores do circo, fazendo algumas imitações. Mal sabia ele que seria levado ao picadeiro para fazer parte de algumas atrações. Confira:

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FORD

Criada casinha para cães à prova de ruídos e fogos de artifício

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Uma casinha para cães à prova de barulhos foi criada pela montadora de automóveis Ford.

A invenção é um alívio para os cãezinhos de estimação que sofrem com os estouros dos fogos de artifício por causa de audição mais aguçada.

A Ford desenvolveu uma casinha acusticamente isolada, que pode deixá-los mais tranquilos. Ela tem design minimalista e possui painéis de amortecimento de som entre as camadas das paredes.

Outros recursos de silêncio são alto-falantes com tecnologia de cancelamento de ruído-ativo, piso redutor de vibrações e ventilação à prova de som.

Essa redução de barulho pode previnir fugas, quando o animal entra em pânico, machucados nas patas ao tentar entrar em casa e até mortes por ataques cardíacos.

Como os pets conseguem escutar sons nítidos a distância quatro vezes maior que o homem, é compreensível que eles se estressem com os estouros de fogos de artifício.

“Muitos animais acham os fogos de artifício assustadores – e, comparados com as pessoas, os cães podem ouvir coisas quatro vezes mais distantes e através de uma faixa muito mais ampla de freqüências”, disse Graeme Hall, treinador de cães do Reino Unido conhecido como The Dogfather.

“Preparar-se antes dos fogos de artifício é a chave – e parte disso é identificar um lugar onde seus animais de estimação se sintam seguros e felizes.”

Veja como funciona no vídeo acima.

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POLÊMICA

Evaristo Costa sobre fim de contrato de Sonia Abrão: Acabaram fake news

Jornalista já foi alvo de alegações da apresentadora

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SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Evaristo Costa, 42, publicou um tuíte polêmico na noite desta quarta-feira (20) sobre Sonia Abrão, 60, atual apresentadora do A Tarde É Sua, programa da Rede TV.

O jornalista acusou a profissional de espalhar notícias falsas, e com uma foto de Sonia, escreveu: “A apresentadora Sonia Abrão não renova seu contrato com a Rede TV. Ufa, acabaram as fakenews”.

Alguns internautas responderam a publicação, e Evaristo replicou a maioria das respostas. Em uma delas, foi citado que o jornalista seria levado à geladeira da apresentadora e ele rebateu: “Antes quieto na geladeira do que fora ouvindo fakenews”.

Vale lembrar que Evaristo foi alvo de uma das discussões de Abrão, que afirmou que ele havia se separado de sua esposa. Segundo ele, a afirmação da apresentadora é falsa.

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